Ando de moto há cerca de 10 anos. A progressão das minhas motos foi: Harley Fat Boy, Kawasaki Nomad 1600, Kawasaki Voyager, Harley Road King e agora uma K1600B de 2018. Percorri cerca de 2000 milhas com a B e pensei que seria útil partilhar os meus pensamentos para alguém que esteja a considerar a mudança para a BMW. Sei que tudo é relativo à experiência e perspetiva de uma pessoa, mas aqui está a minha.
Prós:
Aliás - algumas pessoas criticam a BMW pelos custos de manutenção, o que acho um argumento pobre. Se não estiver a usar as suas próprias chaves, qualquer moto que tenha vai ter um custo anual. O que fazemos é inerentemente perigoso, por isso a minha atitude é que quero as minhas motos em perfeita ordem mecânica quando ando nelas, por isso orçamento 1.000 dólares por ano e nunca fiquei chocado com a manutenção.
Prós:
- Sem calor do motor! - Em todas as minhas motos anteriores, tive de fazer algo para controlar o calor intenso do motor (protetores de coxa, proteções térmicas, couros, etc.) para não queimar as minhas coxas. Pode parecer pouco para algumas pessoas, mas isto é muito importante para mim.
- Travagem do motor - Recentemente, levei a moto para algumas estradas sinuosas nas montanhas. Fiquei impressionado com a forma como a moto travava com o motor. Numa descida acentuada, conseguia selecionar a velocidade que queria ir, simplesmente selecionando a mudança para a velocidade. Esta é uma característica que inspira confiança, parabéns aos engenheiros.
- Ergonomia dos controlos - Os controlos são muito bem pensados. Adoro como é fácil manipular todos os controlos. Só a localização da buzina e do interruptor das luzes é genial.
- Controlo de tração - Esta é a primeira moto que tive com controlo de tração e, recentemente, estava a fazer uma curva com uma mancha de gravilha no meu caminho. A roda traseira escorregou e senti imediatamente o controlo de tração a entrar em ação e a recuperar a tração - fantástico!
- Suspensão eletrónica - poder fazer alterações com botões em vez de chaves é ótimo.
- Suspensão dianteira - o isolamento da extremidade dianteira e do guiador é incrível, pois as minhas mãos não estão sempre a saltar.
- Controlo a baixa velocidade - as inversões de marcha com bloqueio total nesta moto são tão fáceis em comparação com todas as minhas outras motos.
- TPMS - o facto de estar integrado e as hastes estarem integradas nos raios das rodas é uma característica fantástica.
- Precisão do controlo de cruzeiro - o melhor controlo de cruzeiro que já experimentei
- Potência - acho incrível que em qualquer mudança, a qualquer velocidade, existam enormes reservas de potência disponíveis. Isto permite-me não gerir mentalmente em que mudança estou, porque na maioria dos casos isso realmente não importa. Fico impressionado com a potência que esta moto tem.
- Mudança rápida - Antes de ter a moto, pensei que esta funcionalidade era para mariquinhas. Quem é que alguma vez a usaria? Agora uso-a sempre para cima e para baixo nas mudanças. Uma enorme conveniência que agora me faz perguntar porque queria a DCT da Honda.
- Silenciosa - Sempre gostei de motos barulhentas, mas poder andar longas distâncias sem o som constante é relaxante e aumenta o meu conforto. Nunca pensei que diria isto: adoro como a minha moto é silenciosa.
- Luzes - simplesmente a melhor iluminação de série de qualquer moto.
- Leve - Esta é a primeira moto em que consegui ficar de pé ao lado e andar com ela. O peso mais leve é realmente maravilhoso, mas tem uma desvantagem na autoestrada.
- Condução - O proprietário anterior disse: "Esta moto literalmente conduz-se sozinha". Achei isso uma afirmação estranha, mas ele estava exatamente certo. Há quase uma qualidade zen na forma como a moto quer inclinar-se numa curva. Os controlos da direção são tão precisos que muitas vezes murmuro para mim mesmo o quão boa é a engenharia desta moto.
- Travagem - santa vaca batman! Se está a sair de uma Harley, esteja totalmente preparado quando agarrar uma mão cheia de travão dianteiro ou vai passar por cima do guiador. Travagem incrível!
- Conforto - saindo da plataforma de turismo V-Twin, não há realmente comparação. Esta moto não é tão confortável como nenhuma das minhas outras motos.
- Rajadas - Esta moto não gosta de ventos laterais ou ar sujo. Nunca fui tão sacudido numa mota. Dito isto, nunca me senti instável. Só tem de estar ciente e preparado, mas mesmo nestas condições de vento, a moto mantém-se bem na estrada.
Aliás - algumas pessoas criticam a BMW pelos custos de manutenção, o que acho um argumento pobre. Se não estiver a usar as suas próprias chaves, qualquer moto que tenha vai ter um custo anual. O que fazemos é inerentemente perigoso, por isso a minha atitude é que quero as minhas motos em perfeita ordem mecânica quando ando nelas, por isso orçamento 1.000 dólares por ano e nunca fiquei chocado com a manutenção.