BMW K1600 Forum banner

Confiabilidade K1600GTL

3 reading
8.5K views 30 replies 21 participants last post by  HDConvert  
#1 ·
Observador de longa data.....primeiro post, então relaxe. Um assunto provavelmente muito debatido...mas eu tenho que tirar isso de dentro. Sou um antigo proprietário de K16GT, vendi-a e tive inúmeras outras motos, de Adventure a sport tour, Yamaha, Triumph e Honda. Minha K16GT começou a apresentar problemas na embreagem do motor de partida com menos de 20.000 km, pouco antes de eu vendê-la. Minha F800 GSA precisou de substituição completa da caixa de interruptores em seu primeiro ano. Notavelmente, estou de volta a olhar com atenção para a GTL, usada, pois será minha ferramenta de estrada, uma segunda moto. Olhando para uma moto com registros de serviço meticulosos. Ela teve interruptores substituídos, bombas de combustível e água substituídas, e agora vejo que o amortecedor traseiro está vazando e precisa ser substituído. Os preços chegam amanhã, quando a oficina abrir.

Vejo muitas motos japonesas rodando 100.000 km + antes de precisar de qualquer coisa disso. O que está acontecendo com a BMW - quero dizer, sério? Bombas de combustível, embreagens de partida, bombas de água, caixa de interruptores de controle completa, tudo feito em 30.000 km com manutenção religiosa. Isso é lixo no que me diz respeito e existem sérios problemas de controle de qualidade na BMW.

Eu amo a moto....quando ela está funcionando - mas, cara, a lista de coisas que deram errado é ridícula, considerando a quilometragem, guardada na garagem, super limpa e super revisada.

Isso é apenas um limão (2012) ou esse tipo de reparo e quebra são simplesmente normais para essa moto/fabricante?

#3 ·
Eu realmente quero voltar para a família K16, é uma moto linda - mas cara, toda essa besteira sobre controle de qualidade está me fazendo repensar uma Concours 14... Pode ser tecnologia antiga, mas pelo menos o trauma psicológico de uma máquina que é A) pouco confiável e B) provavelmente vai te enterrar em custos de manutenção/reparo não seria um fator. Estou começando a pensar que a K16 é mais como aquela supermodelo... começa super quente e depois te leva todo o seu dinheiro versus a garota média que é gostosa à sua maneira, mas super confiável e confiável, lá para o longo prazo.

#7 ·
Eu realmente quero voltar para o grupo K16, é uma moto linda - mas cara, toda essa besteira sobre controle de qualidade está me fazendo repensar uma Concours 14... Pode ser tecnologia antiga, mas pelo menos o trauma psicológico de uma máquina que é A) não confiável e B) provavelmente vai te enterrar em custos de manutenção/reparo não seria um fator. Estou começando a pensar que a K16 é mais como aquela supermodelo... começa super quente e depois te leva todo o seu dinheiro versus a garota média que é quente à sua maneira, mas super confiável e confiável, lá para o longo prazo.
Eu andei em uma Connie 14 uma vez. Por uma hora.

Comprei uma GTL.

#4 ·
Eu tinha sentimentos semelhantes sobre a minha K1200LT de 2005. Adorava-a, mas era de todo o tipo de pouco fiável. A minha GTL de 2016 tem sido muito fiável, exceto por uma bobina que precisou de ser substituída. Se não ficar com a BMW, ouço coisas ótimas sobre as Yamaha fjr 1300s também.

#6 ·
Com as BMWs (especialmente as K16s) é uma questão de sorte. Algumas quase não têm problemas - outras podem ser pesadelos. Tendo possuído uma RT, LT e agora uma GTL, experimentei toda a gama.

Tudo se resume a quanto a emoção extra de uma GTL em relação a uma Concours (ou qualquer outra moto grande da mesma classe) significa para você. Para mim, o custo extra de propriedade (seja qual for) vale a pena. Só você pode tomar essa decisão por si mesmo.

#8 ·
Com as BMWs (especialmente as K16s) é uma questão de sorte. Algumas quase não têm problemas - outras podem ser pesadelos. Tendo possuído uma RT, LT e agora uma GTL, experimentei toda a gama.

Tudo se resume a quanto a emoção extra de uma GTL em relação a uma Concours (ou qualquer outra moto grande da mesma classe) significa para você. Para mim, o custo extra de propriedade (seja qual for) vale a pena. Só você pode tomar essa decisão por si mesmo.
Cara, essa é a verdade. A primeira moto R usada foi espancada até a morte e continuou funcionando. A nova RT 98 rodou 114.000 milhas e nunca engasgou. A K12GT explodiu aos 36.000 milhas e me custou muito dinheiro. GSA... continua rodando. GTL... não tenho há tempo suficiente e bem... estou prestes a subir nela e passar uns 10 dias passeando pelo oeste. Se explodir em algum lugar no meio de BFU... desta vez posso comprar 50 quilos de Tannerite.

#10 ·
Acho que comprar veículos de desempenho em segunda mão pode ser uma aposta. Normalmente, eles não são comprados por pessoas que não querem ver o que eles podem fazer, não querem modificar, atualizar, rebaixar para vender, etc. etc.

#11 · (Edited)
Comprei minha '12GT em junho de 2021 com 40 mil milhas. Agora tenho 70 mil milhas. Comparado com minha '05 FLHTI e '13 FLHTK anteriores, este tem sido muito mais confiável em 40 mil milhas! As HDs tinham 90 mil milhas e 105 mil milhas, respectivamente. Tive que substituir muuuuitas peças com essas duas motos e sempre mexendo nelas.

Na K, substituí a suspensão por Wilber's, troquei a bobina de ignição, substituí a lâmpada do farol baixo e substituí a conexão de combustível pela de metal. A conexão de combustível foi feita como precaução com base nas recomendações aqui. Concluí todo o trabalho. Todos os recalls e uma (ou duas, não me lembro) bobina(s) de ignição foram realizados pelo revendedor onde comprei para o proprietário anterior. Eu tinha todos os registros quando comprei isso.

Minha intenção ao comprar esta moto mais antiga era ver se gostaríamos da moto BMW K sem investir muito. Se gostássemos, iríamos comprar uma mais nova ou passar para outra coisa. Acontece que gostamos muito e vamos mantê-la por mais um tempo :)

Fiz muitas outras atualizações farkle que não têm nada a ver com confiabilidade.

#13 ·
Comprei minha '12GT em junho de 2021 com 40 mil milhas. Agora tenho 70 mil milhas. Comparado com minha '05 FLHTI e '13 FLHTK anteriores, esta tem sido muito mais confiável em 40 mil milhas! As HDs tinham 90 mil milhas e 105 mil milhas, respectivamente. Tive que substituir muuuuitas peças com essas duas motos e sempre mexendo nelas.

Na K, substituí a suspensão por Wilber's, troquei a bobina de ignição, substituí a lâmpada do farol baixo e substituí a conexão de combustível pela de metal. A conexão de combustível foi feita como precaução com base nas recomendações aqui. Concluí todo o trabalho. Todos os recalls e uma (ou duas, não me lembro) bobina(s) de ignição foram realizados pela concessionária onde comprei para o proprietário anterior. Eu tinha todos os registros quando comprei isso.

Minha intenção ao comprar esta moto mais antiga era ver se gostaríamos da moto BMW K sem investir muito. Se gostássemos, iríamos comprar uma mais nova ou passar para outra coisa. Acontece que gostamos muito e vamos mantê-la por mais um tempo :)

Fiz muitas outras atualizações de farkle que não têm nada a ver com confiabilidade.
Parece que você já substituiu a maioria das peças problemáticas da moto.

#12 ·
Eu tive uma ótima K1200LT e com a ajuda deste fórum, consegui fazer pequenas revisões e modificações de 2002 a 2012 e cerca de 50.000 milhas. O mesmo com a minha K1600GTL de 2012 que agora tem mais de 50.000 milhas. Devo ter sorte.

#16 ·
Eu possuía uma GT 2014 e uma GTLE 2016 e nenhuma delas teve problemas. A 2014 pode ter tido um problema de consumo de óleo, mas acabei trocando-a pela 2016, então nunca saberei com certeza. Simplesmente não há nada como a K16 no mercado e se você visitar outros fóruns de motocicletas, descobrirá pilotos com problemas porque as pessoas que têm problemas estão reclamando e buscando soluções, enquanto as pessoas que não têm problemas estão pilotando. Então, isso dá uma narrativa falsa de que a K16 é pouco confiável.

#17 ·
Para ser honesto, eu andei em motos japonesas e europeias,
não posso concordar com você. Eu tive, e vi, motos japonesas com defeitos piores que uma BMW.
E não melhora.
Por exemplo, quando minha FJR atingiu 100.000 km. O amortecedor da embreagem teve que ser substituído (custa cerca de 1000 $).
Ela bebia óleo como minha avó bebia uísque por causa da famosa rachadura do 3º cilindro...
Os modelos de 2013 tendem a quebrar as caixas de câmbio.
Eu poderia continuar para sempre.
Nem comece a falar sobre Hondas, elas são uma dor de cabeça para trabalhar e têm peças muito estranhas e específicas onde não são necessárias.

Francamente, na K1600, além das famosas bobinas de ignição, bomba de combustível e sensores de roda... nada de errado e se forem revisadas corretamente, parece-me bastante confiável.

Por exemplo, a minha ainda tem 75.000 km e não bebe óleo, nem água, e funciona como um encanto.

#18 ·
Eu tive uma concours 14 e uma LT, mas a GTL é a melhor das três. Mas, quando minha GTL 2018 parou a 80 na I 10 no Novo México em 110 graus de verão, eu disse foda-se, eu vou voltar para uma Gold Wing confiável. Aluguei o modelo automático por um fim de semana e decidi ficar com a GTL. A potência e o manuseio não podem ser batidos para uma moto tão obesa. Minha esposa anda na minha velha 2012, desde 2013 e teve poucos problemas com 45.000 milhas.

#19 ·
2016 GTLE. Comprada nova. Atualmente com 21.000 milhas.

Problemas de mapeamento do motor no início, exigindo uma ida à concessionária. A 12.735 milhas, a moto entrou em modo de segurança. Felizmente, eu estava a uma milha de casa e consegui voltar para trocar para o carro para ir trabalhar. No dia seguinte, ligou e funcionou sem problemas. Para a concessionária. Atualização do motor feita.

15.187 milhas:

Módulo do motor limpo
Pneu traseiro substituído por Michelin.
GPS atualizado.
Todas as atualizações de fábrica feitas
Moto verificada como apta para a estrada.

Os pneus eram uma porcaria. Furos traseiros consecutivos. Troquei para Dunlop Roadsmart III a 3810 milhas após o primeiro furo traseiro. Outro furo. Sem problemas desde a troca para Michelins - terceiro conjunto. Pneu traseiro substituído a custo da concessionária devido ao atrito com o braço oscilante. Problema conhecido. 18.726 milhas.

Várias falhas ao ligar nos primeiros milhares de milhas, começando em 3910 milhas. Ocasionalmente, tive que pressionar o botão de partida várias vezes antes que o motor pegasse. Outra ida à concessionária. Nada encontrado. Limpeza do módulo de controle do motor recomendada pela BMW. Sem problemas depois.
Sensor do pneu traseiro falhou a 10.440 milhas. Coberto pela garantia.

Bomba d'água substituída a 11.600 milhas devido a vazamento. Garantia.

A bateria original desenvolveu uma falha interna, resultando em ficar parado. Depois de algumas horas parado e tentando, a moto finalmente pegou e ligou. Isso foi há vários meses. Novamente, bateria original, então não posso reclamar.

Os interruptores parecem frágeis. Especialmente o farol alto.

Banco de dados da unidade Nav VI quase inútil. Não consigo encontrar alguns lugares bem conhecidos, mesmo usando o endereço. A unidade está atualizada. Por que o Google Maps não é carregado em todos os GPS está além da minha compreensão.

É isso que eu tenho. Então, basicamente, eu tive cerca de 3.000 milhas sem problemas desde o último problema. O que isso te diz? Para mim, significa manter a conta de manutenção bem financiada se você quiser ter uma dessas motocicletas.

#20 ·
Base de dados da unidade Nav VI quase inútil. Não consegue encontrar alguns lugares conhecidos, mesmo usando o endereço. A unidade está atualizada. Por que os mapas do Google não são carregados em todos os GPS está além de mim.
Porque Google e Garmin são duas empresas separadas. Os Navs Garmin são projetados para fazer mais do que a navegação A+B. O Google Maps é baseado nisso. Os GPS Garmin não têm a capacidade de se conectar à internet para atualizar seu banco de dados ao vivo como o Google Maps faz. Mas você pode procurar um POI e enviá-lo para o seu Garmin se ele não estiver no banco de dados. Eu uso GPS Garmin desde que o Nuvi foi lançado em 2004 e sempre encontrei para onde precisava ir. Você pode fazer muito mais com um GPS Garmin do que com o Google Maps e o Waze.

Eu gostaria que a Garmin adicionasse comandos de voz ao Zumo como seus navegadores de carro têm. Isso seria útil!
O que isso te diz?
Que você, infelizmente, teve mais problemas do que a maioria.

A propósito, pneus furados, atualização de um GPS e uma bateria de sete anos com defeito não têm nada a ver com a confiabilidade de um veículo.

#25 ·
Se for um problema de emissões, como alguns dizem, tenho certeza de que seria um problema mundial. O tempo dirá, tenho certeza.

• Like
Reactions: hagrid
#26 ·
Tenho uma Gtle 2015 que comprei nova e tratei com nada além de amor! 60 mil e apenas alguns problemas de tpms e bobinas. A moto é sólida como uma rocha! Eu não poderia imaginar uma moto melhor! Eu comprei uma 21 gsa que também amo! Sinto que tenho as duas melhores motos já feitas! A qualidade e o luxo foram tão bons que acho que seria difícil encontrar algo melhor! As motos de 2012 tiveram alguns problemas com os anéis do pistão.

#27 · (Edited)
Vejo muitas motos japonesas a fazer mais de 100.000 km antes de precisar de alguma destas coisas.
Tenho quase 110.000 MILHAS na minha e, de acordo com as 46 páginas de registos de serviço da concessionária que vieram com a moto, nada do que você descreveu foi substituído nela. O amortecedor dianteiro foi substituído por um Wilber pela concessionária a mais de 60.000 milhas e o traseiro está à espera da substituição de recall a ser feita. Ainda sem vazamentos do amortecedor traseiro. Provavelmente não está a ter o seu melhor desempenho, no entanto.

Sim, ele bebe 1 qt de óleo a cada 1.000 milhas, o que é um pouco excessivo, mas tem feito isso desde 50.000 milhas e não piorou. Não é grande coisa para mim, pois eu sabia disso antes de comprar. Voltei na segunda-feira de uma viagem de 2076 milhas e adicionei 1 qt a 1100 milhas e provavelmente poderia usar outro agora.

Por outro lado, acho que sou um apostador e estou disposto a arriscar numa oferta extraordinária quando uma se apresenta.

A minha 2012 teve o interruptor e a bomba de combustível substituídos ao abrigo da garantia e do recall, respetivamente. Nada mais além dos itens de manutenção normais. Tinha mais de 60.000 quando queimou junto com a minha casa na véspera de Natal passada. Se não fosse, eu ainda estaria a pilotá-la.

#28 ·
Leitor de longa data.....primeira publicação, então relaxe Um assunto provavelmente muito debatido... mas eu tenho que tirar isso de dentro de mim. Eu sou um ex-proprietário de K16GT, vendi-o e tive várias outras motos de Adventure a sport tour, Yamaha, Triumph e Honda. Minha K16GT estava começando a apresentar problemas na embreagem do motor de partida com menos de 20.000 km, pouco antes de eu vendê-la. Minha F800 GSA precisou de substituição completa da caixa de interruptores em seu primeiro ano. Notavelmente, estou de volta a olhar com atenção para a GTL, usada, pois será minha ferramenta de estrada, uma segunda moto. Olhando para uma moto com registros de serviço meticulosos. Ela teve interruptores substituídos, bombas de combustível e água substituídas, e agora vejo que o amortecedor traseiro está vazando e precisa ser substituído. Os preços chegam amanhã, quando a oficina abrir.

Vejo muitas motos japonesas rodando 100.000 km + antes de precisar de qualquer coisa disso. O que está acontecendo com a BMW - eu quero dizer, realmente? Bombas de combustível, embreagens de partida, bombas de água, caixa de interruptores de controle completa, tudo feito em 30.000 km com manutenção religiosa. Isso é lixo no que me diz respeito e há sérios problemas de controle de qualidade na BMW.

Eu amo a moto....quando ela está funcionando - mas, por favor, cara, a lista de coisas que deram errado é ridícula, dada a quilometragem, a garagem, a moto super limpa e super revisada.

Isso é apenas um limão (2012) ou esses tipos de reparos e quebras são simplesmente normais para esta moto/fabricante?

#29 ·
Provavelmente um limão, eu tenho um 2013 e a única coisa que me deixou encalhado em uma viagem de Dallas para Key West foi a estúpida montagem do botão de partida.. aluguei um carro e comprei uma peça da Miami BMW, instalei sozinho e voltei para casa... além disso, além de freios/pneus/trocas de fluidos, eu só tive o recall da bomba de combustível feito... embora eu tenha acabado de passar de 53 mil milhas... meu 99 K1200LTC tem mais de 155 mil milhas e NUNCA me deixou encalhado... e eu puxo um trailer com ambos 85% do tempo que viajo
Image

#31 ·
Isto é apenas um limão (2012) ou este tipo de reparações e avarias são simplesmente normais com esta moto/fabricante?
A minha primeira Beemer foi uma GTL de 2018 e fiz 160.000 milhas nela em 2 anos antes de ser considerada perda total
Peguei nesse dinheiro do seguro e comprei uma GSA 2020 e depois de 3 anos ela já tem 255.000 milhas

A minha mulher odeia a GSA... então fomos procurar e pegamos uma GTL-E 2015 para o turismo a dois. Comprei-a com 72.000 milhas há quase 2 anos... e recentemente ultrapassou as 160.000 milhas.

Comprei garantias estendidas para todas as motos que comprei e todas elas se pagaram, e muito. Tinha 2 HDs diferentes antes destas e posso dizer facilmente que tive problemas semelhantes, mas não mais, com as Beemers em comparação com as HDs.

Sim, tive problemas... cobertos por garantias. As minhas motos são conduzidas mais do que a maioria e também entendo que as máquinas vão acabar por se desgastar e as coisas vão partir.

Mostrem-me outra moto que bata a K16 GTL na categoria "turismo desportivo de luxo"... e provavelmente vou comprar uma. Ainda não encontrei nada parecido.