BMW K1600 Forum banner

Consumo de óleo no K1600 GT 2012

7.1K views 15 replies 13 participants last post by  Yellowdog  
#1 ·
Consumo de óleo

Comprei uma K1600 GT usada de 2012 com 1600 milhas. Fiquei surpreso quando cheguei em casa após uma viagem de 300 milhas e vi que o nível na vareta estava baixo. Agora adicionei um litro de óleo e tenho aproximadamente 1000 milhas adicionais na moto. Alguém já teve essa experiência? Tive muitas motos em minha longa carreira de motociclista e nunca tive uma moto relativamente nova que usasse óleo. Isso é uma questão de amaciamento ou você acha que há um problema? Agradeceria qualquer informação.

#3 ·
A pergunta de cbdane é um bom começo, principalmente o que estou pensando é se você não verificou o óleo na mesma temperatura de operação cada vez, com o último mal aquecido.

Dito isso, se você fizer uma busca aqui, verá que alguns (a rodagem é crucial em BMWs) tiveram alguns problemas que eventualmente se resolveram assim que os anéis se acomodaram completamente. Faça uma busca sobre rodagem e consumo de óleo no fórum, talvez isso forneça algumas informações que você precisa.

#5 ·
A bicicleta deve estar no descanso central e nivelada para verificar o óleo. Totalmente aquecida, as instruções dizem para deixar as ventoinhas de arrefecimento ligarem, desligar, funcionar por um minuto, depois desligar o motor, esperar um minuto para o óleo escorrer e, em seguida, verificar o nível. Não aparafuse a vareta.
É complicado, para dizer o mínimo.
Eu tentei encontrar uma maneira de verificar a minha a frio, pois sentia que estava a usar óleo em excesso. Nunca encontrei um método confiável. Agora, o meu consumo de óleo diminuiu e o sensor de nível eletrónico parece funcionar como projetado. Se eu estiver a mostrar "OK" para óleo quando o desligo, não me preocupo com a próxima viagem. Se não "OK", sei que tenho de verificar o nível do óleo manualmente.

#8 ·
A moto deve estar no descanso central e nivelada para verificar o óleo. Totalmente aquecido, as instruções dizem para deixar as ventoinhas de arrefecimento ligarem, desligarem, funcionar por um minuto, depois desligar o motor, esperar um minuto para o óleo escorrer e depois verificar o nível. Não aparafuse a vareta.
É complicado, para dizer o mínimo.
Tentei encontrar uma maneira de verificar o meu a frio, pois sentia que estava a usar óleo em excesso. Nunca encontrei um método confiável. Agora, o meu consumo de óleo diminuiu e o sensor de nível eletrónico parece funcionar como projetado. Se eu estiver a mostrar "OK" para o óleo quando o desligo, não me preocupo com a próxima viagem. Se não "OK", sei que tenho de verificar o nível do óleo manualmente.
Não parece ridículo fazer este motor funcionar por tanto tempo só para verificar o nível, quando se suspeita que o motor pode estar com pouco óleo? Se estou a ler isto corretamente, o motor pode NÃO ter óleo, mas para verificar isso, você tem que... fazer o motor passar pelos ciclos da ventoinha de arrefecimento, depois mais um minuto. Ou até o motor engrenar, o que ocorrer primeiro? :confused: Tem que haver uma maneira melhor, engenharia alemã e tudo mais...

#7 ·
Primeiro, eu verificaria e garantiria que sua bicicleta tem uma vareta atualizada. Caso contrário, use a eletrônica. A BMW tinha uma vareta em modelos antigos que eram muito curtos. Você pode estar enchendo demais
A coisa boa sobre a mudança na vareta é que apenas a linha inferior se moveu; a linha superior cheia permaneceu a mesma, então usar a versão antiga deve levar ao excesso de enchimento. Se você pesquisar, encontrará uma foto em escala comparando as duas.

#9 ·
Os sistemas de lubrificação por cárter seco são diferentes de um sistema convencional, como a maioria das motocicletas e automóveis possui. Tenho notado na minha K1600GT e também na minha K1300GT anterior que os departamentos de serviço tendem a encher demais com óleo. Pensei que fosse um erro simples no início, mas continuou acontecendo, até que algo foi dito. Isso foi feito por 2 departamentos de serviço de concessionárias diferentes! A questão de um sistema de cárter seco é que a pressão do óleo normalmente é maior e quando você enche demais, depois que o óleo aquece à temperatura e se expande, não tem para onde ir, exceto o ponto mais fraco, uma vedação, anéis, etc.!! Acredito que o manual tenha um aviso sobre o excesso de enchimento. Não estou dizendo que isso está acontecendo em todos os casos, mas pode estar em alguns. Normalmente, mantenho o nível do óleo em 1/2 a 3/4 na vareta e drenei o excesso após uma reposição do revendedor. Meus 5 centavos de valor.

#10 ·
Bootworks, você está verificando o óleo no cárter seco, não no cárter. Você também tem uma vareta eletrônica que mostrará se o nível do óleo está baixo. Ela também requer que o motor esteja na temperatura de operação antes de funcionar. Quando o nível do óleo cair para algo próximo do terço inferior da vareta, o sensor eletrônico de nível de óleo dirá para você verificar o óleo no canto inferior direito da tela TFT. Se o óleo for verificado de acordo com o procedimento no manual, você obterá uma leitura correta do nível do óleo. Caso contrário, você provavelmente ficará louco adicionando óleo e enchendo demais o cárter e o cárter. A escolha é sua.

#11 ·
Bomberos, a minha moto também usava muito óleo quando era nova. Durante os primeiros milhares de quilómetros, o nível do óleo descia de perto da marca superior da vareta para a inferior em apenas cerca de 600 milhas. Eu estava bastante preocupado. A minha experiência com motores BMW Boxer sugeria que o consumo de óleo poderia diminuir à medida que a quilometragem aumentava, por isso continuei a andar (mantendo o olho no óleo). Quando a moto tinha 18.000 milhas, consegui andar de costa a costa e voltar sem adicionar óleo. Na verdade, o nível do óleo não se alterou durante toda a viagem de 7.500 milhas.

Uma coisa que aprendi durante o tempo em que a moto estava a consumir muito óleo é que a luz de aviso do nível do óleo funciona muito bem. Acende-se quase quando o óleo atinge a marca inferior da vareta.

#12 ·
Consumo de óleo

Comprei a minha K1600 de 2012 com 4.300 milhas há duas semanas em LA e conduzi-a de volta para Nashville, TN - uma distância de 2.133 milhas usando a rota do sul - e usei 1 qt de óleo, o que me está a causar alguma ansiedade. Pelo que estou a ler aqui, entendo que este é um consumo normal para uma moto com tantas milhas? Não como nenhuma das minhas outras BMW, com certeza.

#14 ·
Comprei a minha K1600 de 2012 com 4.300 milhas há duas semanas em LA e conduzi-a de volta para Nashville, TN - uma distância de 2.133 milhas usando a rota do sul - e usei 1 qt de óleo, o que me está a causar alguma ansiedade. Pelo que estou a ler aqui, entendo que este é um consumo normal para uma moto com tantas milhas? Não como nenhuma das minhas outras BMW, com certeza.
Também tenho estado preocupado com o consumo de óleo da minha, que agora tem cerca de 11.000 km (cerca de 7.000 milhas). O meu concessionário informou que 1L/1000km estava dentro do consumo "razoável" da BMW para o modelo e não seria investigado mais por eles. Você viajou mais de 2.000 milhas (mais de 3.000 km), então 1 qt (< 1L) está dentro da faixa razoável por este padrão, pelo menos

Surpreendentemente, as R1200 e as Triumphs têm este mesmo número mágico, por isso não tenho a certeza de quanto confio nele

#13 ·
Desligue o motor e espere cerca de um minuto para permitir que o óleo escorra para o cárter.

#15 ·
Um litro a cada 3.200 quilômetros pode ser considerado normal, embora meus cálculos rápidos digam que isso equivale a 15 centavos adicionais por galão de gasolina. Dito isso, se não estiver fumando ou funcionando mal, não está causando nenhum dano. É provável que seja apenas uma questão de como os anéis se assentaram inicialmente nos cilindros e agora são irrecuperáveis. Coloque óleo nela e aproveite. Pense nisso como a dosagem de aditivos anticorrosão frescos a cada 3.200 km.