BMW K1600 Forum banner

Top case vs. Malas laterais

8.2K views 29 replies 19 participants last post by  Heli  
#1 ·
Embora seja uma pergunta muito subjetiva, pensei em perguntar de qualquer maneira. :)

Estou planejando uma viagem com algumas noites fora, as coisas que quero levar devem caber no top case. Gosto do top case porque é fácil de abrir e fechar, e não adiciona largura à moto.

Mas esta viagem em particular envolve um bom número de estradas sinuosas e isso me fez pensar que talvez as malas laterais com um centro de gravidade mais baixo sejam melhores desta vez.

Você sente uma grande diferença no manuseio entre o top case carregado e as malas laterais em uma situação de pilotagem de 1 pessoa?

#2 ·
Abandonei os alforjes há muito tempo e confio apenas nas malas macias da BMW. Pequenas para o dia a dia e as grandes (52 litros) para uma semana ou mais fora. Considerando que os alforjes têm mais de 6 kg cada um vazios, isso é uma grande economia de peso, independentemente de onde ele coloca seu CG!

#21 · (Edited)
Eu me livrei dos alforjes há muito tempo e confio apenas nas malas macias da BMW. Pequenas para o dia a dia e as grandes (52 litros) para uma semana ou mais. Considerando que os alforjes têm mais de 6 kg cada um vazios, isso é uma grande economia de peso, independentemente de onde ele coloca seu CG!

Pessoalmente, não tem muita consequência ter o peso no bagageiro traseiro :D
Como/onde eles se prendem? Bagageiro, presumo? Fácil de prender/desprender?

Obrigado,
Brad

PS Provavelmente uma pergunta boba, agora que penso nisso :)

#4 ·
centro de gravidade mais baixo

#6 ·
Se for só eu, removo os casos superior e laterais. Tenho uma T-Bag que se prende nas costas e carrega tudo o que preciso.

#7 ·
Eu sou todo alforjes... Meu top case ficou mais pesado e peludo...

#8 ·
lul - Você tem uma bolsa de tanque e as bolsas internas para suas malas laterais? Estou pensando no seu comentário sobre a facilidade de uso do seu top case e me pergunto se você o usa porque não usa as outras bolsas que mencionei.

Pessoalmente, prefiro as malas laterais primeiro e adiciono o top case apenas se necessário. (Mas as bolsas internas são especialmente convenientes).

#12 · (Edited)
lul - Você tem uma bolsa de tanque e as bolsas internas para seus alforjes? Estou pensando no seu comentário sobre a facilidade de uso do seu top case e me pergunto se você o usa porque não usa as outras bolsas que mencionei.

Pessoalmente, prefiro os alforjes primeiro e adiciono o top case apenas se necessário. (Mas as bolsas internas são especialmente convenientes).
Eu tenho a bolsa de tanque da BMW, mas só porque veio com a moto, não sou muito fã dela ou de qualquer bolsa de tanque (elas só atrapalham).

Vou olhar as bolsas internas dos alforjes (não tenho no momento), mas elas não resolvem o inconveniente de abrir para os lados. Acho que os alforjes são um armazenamento de "destino" que só é aberto no motel, e o top case para coisas que uso durante a viagem, como câmera, bloco de notas, caneta, mapa, água, etc.

#9 ·
Os alforjes estão sempre na minha bicicleta. O direito carrega ferramentas, velas de ignição, compressor, luvas variadas, forro da jaqueta, roupa aquecida, etc. A bolsa esquerda geralmente fica vazia para carregar meu caderno, pastas de trabalho e um chapéu. Quando chego ao meu destino, o chapéu e os itens de trabalho são trocados pelo meu capacete e luvas. O top case só é usado em viagens longas e quando minha namorada anda comigo (para evitar deixá-la no último semáforo!).

#11 ·
Você sente uma grande diferença no manuseio entre o top case carregado e as malas laterais em uma situação de pilotagem com 1 pessoa?
Andando sozinho com 15 a 20 libras de equipamento no top case, quase não percebo nenhuma diferença no manuseio com ou sem o top case nas curvas. Eu sempre ando com as malas laterais.

Às vezes, posso sentir alguma turbulência ao andar sozinho na rodovia com o top case. Pode ser causado pela corrente de ar convergindo atrás de mim, atingindo a frente do top case.

#13 ·
Eu ando sempre com alforges e principalmente com o top case, principalmente porque é tão prático e acessível. Dito isto, noto que a moto "escorrega" um pouco mais facilmente pelo vento sem o top case. Então, se estou com vontade ou tenho a oportunidade de andar por algumas estradas bonitas, deixar o top case em casa não é uma má opção. Normalmente carrego o meu alforge esquerdo com equipamento de chuva e ferramentas. No direito, coloco o meu capacete ao chegar ao meu destino, para que o top case receba todo o resto. No que diz respeito à distribuição de peso - em teoria (como já sabe) mais baixo é melhor, mas na prática, assim que piso o acelerador, a questão nunca me vem à mente. Você se ajusta automaticamente, então não é um grande problema para mim.

#15 · (Edited)
Pessoalmente, nestas ilhas lotadas, tento sempre evitar o uso de alforjes/malas laterais em qualquer das minhas motos - eles só aparecem para passeios ou tarefas de transporte de carga.

Suponho que isto remonta ao facto de eu ter raspado um carro com a minha mala lateral ao filtrar em trânsito intenso há anos, quando outro carro me puxou. Felizmente, nenhum dano, além de um arranhão na minha mala. Desde então, gosto de deixar as minhas motos sem bagagem, a menos que seja realmente necessário. Como outros, uso sempre o top case quando levo um passageiro, principalmente por uma questão de segurança - às vezes preciso usá-lo sozinho, mas então parece interferir com a aerodinâmica por vezes. A propósito, antes que alguém se intrometa, eu usei a minha GT com um Givi Top Box, em vez do OE pelas suas qualidades QD.

No Reino Unido, fico muitas vezes espantado com a enorme bagagem que algumas pessoas transportam nas suas GSs. Quando perguntei a um sujeito, com provavelmente 180 litros de espaço, ele mostrou-me um par de luvas sobresselentes e um pequeno kit de primeiros socorros. Aparentemente, ele usava as malas como assentos e mesa quando acampava, talvez uma ou duas vezes por ano. Onde está o sentido nisso - a falta de eficiência aerodinâmica deve fazer com que a moto se sinta muito estranha em alta velocidade ou ventos fortes.

Ainda assim, quando se trata da minha velha H-D Electraglide, o bom senso vai pela janela. Aquele Batwing é como uma porta de celeiro em alta velocidade (relativamente falando) e eu tenho barras cromadas protegendo as malas laterais. Parece bonito num dia ensolarado.

Ande com segurança ............................ KEN

#20 ·
#18 ·
Sanduíches de frango?

#19 ·
Ok, aqui estão as minhas soluções reais:

Eu uso a mochila jarhead para passeios. Ela fica no banco traseiro e não causa a instabilidade que os topcases causam (não vou discutir sobre isso, você pode amar o valor pragmático do seu topcase e eu concordo com isso, mas um topcase no final da prateleira de uma moto tem que ser o pior lugar para colocar uma força vetorial em uma motocicleta, isso é física, pessoal).

Quando estou indo para o trabalho, costumo usar a caixa eletrônica RTP que os policiais usam. Em sua forma OEM, ela contém o amplificador para a árvore de luzes de Natal da polícia. Eu instalei aquelas luzes amarelas de caminhão que, se eu quiser, funcionariam/piscar com as setas.

Eu usei um topcase uma vez em uma RT. Era um Givi 55 com luz e tudo mais. No dia em que o tirei, senti que tinha minha moto RT de volta.

Por muitos meses, eu persegui tentando arrumar um suporte para colocar o topcase atrás de mim sobre o banco traseiro... nunca consegui encontrar uma solução.

Eu tenho um amigo que ama seu topcase, diz que nem sente... ok!

Attachments

#23 ·
Eu sempre carrego os alforjes com os itens essenciais. Centro de gravidade mais baixo, e a moto foi construída para isso.
Eu também uso um top case BMW de 28 litros, como uma espécie de "porta-luvas" para minhas viagens. Ele é menor e não parece ter os problemas de turbulência de vento do case de 52 litros.
Como eu tenho uma GT, eu também posso usar uma mala de duffel WP no banco traseiro para viagens mais longas. (Eu sempre ando sozinho) Tenho feito essa configuração por muitos anos quando estou na minha RT. Está tudo bem.

#25 ·
Não consegui encontrar onde a softbag da BMW foi feita para uma GT. Acho que existe uma pequena. Mas não vi a grande de 55 litros à venda para uma GT.

Se tiver recursos, por favor, publique-os.

#27 · (Edited)
Não consegui encontrar onde a softbag da BMW foi feita para um GT. Acho que existe uma pequena. Mas não vi a grande de 55 litros à venda para um GT.

Se você tiver recursos, por favor, poste-os
Ambos estão listados no catálogo de acessórios: a soft pequena custa ~$186,00 e a soft grande ~$229,00...

Discutirei ambos com meu revendedor na terça-feira e postarei o que descobrir...

Agora que você mencionou, parece que a bolsa soft pequena caberia bem no bagageiro do GT, mas a soft grande se estenderia sobre os dois lados do bagageiro até o topo das malas laterais... Vou analisar...

Tente este link para bolsas de armazenamento, abaixo: Vá para Gear and Parts, depois para a brochura Storage Bag...

http://www.bmwmotorcycles.com/us/en/index.html

#26 ·
A mala macia tem um ajuste "universal", você pode prendê-la no banco do passageiro com as amarras fornecidas ou prendê-la no bagageiro. Eu usei na minha GT (encaixe no bagageiro) e em uma K1300S (passageiro preso) e funciona muito bem. Peter

#28 ·
Eu usei a minha mala Mk1 de 55 litros e estou na Mk 2, que é um pouco menos rígida no suporte. Ambas servem exatamente da mesma forma: há uma correia de tecido por baixo (como na mala pequena) que passa por cima da parte de trás do suporte, e as correias vão para os corrimãos para manter a mala no lugar. Se tiver alforges instalados, fica perto, mas não totalmente, da parte de trás dos alforges. Sem os alforges, é auto-sustentável de qualquer forma.

A correia de tecido está dentro de uma carenagem de tecido maior que manterá a mala no lugar, mas ela ficará mais para a frente no suporte e pode ser necessário realocar as correias dianteiras para fornecer estabilidade. Além disso, há um orifício de drenagem com anel de latão na extremidade da carenagem de tecido que irá roçar na parte de trás e remover toda a tinta/revestimento. Pelo menos foi o que aconteceu na mala pequena Mk 1, a minha última K16 tinha as cicatrizes!

#30 ·
Algumas fotos (apenas fotos rápidas com o iPhone!):

A bolsa pequena, observe a alça dentro da tela e o anel de drenagem:

Image

Não reto aqui, normalmente eu o alinharia, caso contrário, o estofamento nas laterais irá roçar no rack:

Image

Da frente:

Image

A nova bolsa (Mk 2) de 55 litros não é tão rígida quanto a Mk 1 prateada, e não estou tão impressionado no geral. Esta é uma instalação rápida para as fotos, seria endireitada e fixada com mais firmeza para uso na estrada:

Image

Image

Attachments